Imposto, imposto...

Prazo para iniciar parcelamento do IPVA vai até dia 31

Prazo para quitação do imposto dividido em até três vezes vai até o final de janeiro

14 de Janeiro de 2018 - 11h20 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

carros - jo folha

Por enquanto 28% dos proprietários de veículos já quitaram ou iniciaram o parcelamento do IPVA (Foto: Jô Folha - DP)

Para a maioria da população, pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única não é a realidade. Com isso, a opção é o parcelamento. Então é bom ficar atento. Termina no próximo dia 31 o prazo para dividir o pagamento em até três vezes. Quem tem a sorte de estar com alguns pilas sobrando tem até este mesmo dia para quitar de uma vez só com descontos que podem chegar a 22,4%.

Pelas contas da Receita Estadual, 1,02 milhão de gaúchos já colocaram a mão no bolso e pagaram antecipadamente (até o dia 2) ou deram início ao parcelamento. O número significa 28% do total da frota que precisa pagar o imposto (3,64 milhões de veículos).

Colocando na calculadora, o governo do Estado já arrecadou R$ 787,6 milhões até o momento. Metade deste dinheiro fica nos cofres do Palácio Piratini e a outra metade é repassada automaticamente às prefeituras de acordo com o município de licenciamento do veículo.

Descontos
Para ter direito ao valor máximo de desconto (22,4%), o contribuinte precisa ter as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Quem não recebeu multas nos últimos três anos tem dedução de mais 15%. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

O desconto do Bom Cidadão é aquele em que os donos de veículos precisam acumular pelo menos 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha, garantindo mais 5% de desconto no IPVA, válidos para pagamentos antecipados ou não.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados