Rural

Montana define seus campeões

Antes do tradicional remate da raça, animais participaram de concurso no final da tarde desta terça-feira; trio vencedor foi da granja Santo Antônio

10 de Outubro de 2017 - 21h58 Corrigir A + A -

Por: Débora Borba
debora.borba@diariopopular.com.br 

Jurado durante avaliação do lote cinco, grande campeão da mostra (Foto: Paulo Rossi - DP)

Jurado durante avaliação do lote cinco, grande campeão da mostra (Foto: Paulo Rossi - DP)

Pouco antes do cair da tarde desta terça-feira (10), 12 trios da Estância da Gruta, do Capão do Leão, e da Granja Santo Antônio, de Turuçu, participaram do julgamento do Montana. Nas arquibancadas, montadas ao longo da pista E, no Parque de Exposições Ildefonso Simões, o público aguardava pelo resultado dos touros da raça composta por quatro grupos raciais. O vencedor ficou com a Granja Santo Antônio.

Conforme análise do jurado, veterinário Fernando Veloso, apesar de aparentemente menos uniformes em razão da coloração da pelagem, os animais do lote cinco eram mais volumosos e muito masculinos, o que garantiu o título de grande campeão. O reservado grande campeão ficou com o lote seis e o terceiro melhor trio com o lote 11, ambos da Estância da Gruta.

Com apenas seis animais na mostra, Adolfo Fetter Júnior, criador e proprietário do trio vencedor, acompanhou e comemorou a análise do jurado. "Desde 1970 trabalhamos na busca de uma raça capaz de se adaptar às diferentes condições climáticas da nossa região e totalmente rústica", comentou ao lembrar do início da seleção, que veio a se concretizar em 1990 com a origem do Montana.

Conforme Veloso, todos os animais da mostra, a maioria de Anna Luiza Sampaio Quinto Di Cameli, apresentaram resultados muito bons. Eram uniformes e a maioria registrou peso acima dos 700 quilos. Após a disputa os animais foram à venda, na 19ª edição do Leilão Montana RS.

Notícias relacionadas


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados